layout
layout
photo

Cursos Técnicos Superiores Profissionais


Estes ciclos de estudos superiores, têm a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Os CTeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre letivo.

A conclusão de um curso CTeSP permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Para obter mais informações sobre os CTeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo telefone 244 845 053 ou pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.


CTeSP disponíveis na ESTM:

O curso Técnico Superior Profissional em Aquacultura e Recursos Marinhos visa formar profissionais aptos para que, de forma autónoma ou sob orientação, desenvolvam as atividades inerentes aos ciclos de produção, em explorações aquícolas, assim como na gestão de recursos marinhos vivos.

 

O curso Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais visa formar profissionais aptos para planear, otimizar e executar procedimentos de análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial, com recurso aos métodos analíticos mais adequados, respeitando as normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito da acreditação e certificação e promovendo a melhoria contínua do controlo de qualidade analítica da empresa ou laboratório de análises.


 

O curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura visa formar profissionais aptos para  planear, coordenar e organizar atividades de animação turística em Turismo de Natureza e Aventura, respeitando a sustentabilidade, o bem estar do turista e as normas de segurança e a preservação do meio ambiente.

 

O curso Técnico Superior Profissional em Cozinha e Produção Alimentar visa formar profissionais que concebem, organizam e executam as atividades de preparação e confeção alimentar, acompanhando as tendências de evolução e criatividade ao nível da cozinha e da gastronomia, e respeitando os princípios da sazonalidade, nutrição e higiene alimentar.

 

O curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento visa formar profissionais aptos para supervisionar, coordenar e controlar as atividades das secções da receção e dos andares que incorporam o departamento de alojamento das diferentes unidades hoteleiras, nomeadamente receção, portaria, andares, quartos, zonas públicas, lavandaria e rouparia.

 

O curso Técnico Superior Profissional em Inovação e Tecnologia Alimentar visa formar profissionais aptos para que, de forma autónoma ou integrado em equipa, definam conjuntos coerentes de tecnologias e ferramentas da qualidade e gestão, que permitam a produção de produtos alimentares seguros e de qualidade.